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Cliente:
Código de identificação do cliente. | |
Nome completo do cliente. | |
Conceito geral (mais importante) do cliente. Apesar do cliente poder ter vários conceitos, ele será rotulado pelo "pior" deles. O pior conceito é aquele que tem o maior número de sequencia.
Dever ser observado que se o cliente somente possuir conceitos "bons", ainda assim será selecionado o "pior" destes para representar o seu conceito geral. Ex:
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Conceitos atuais do cliente com informação da quantidade de vezes em que o conceito foi aplicado ao cliente. P.ex.: CRÉDITO SUSPENSO (179) indica que esse conceito está aplicado ao cliente atualmente e que já houveram 179 outras vezes em que o cliente recebeu esse conceito (considera a inclusão do conceito para o cliente quando o cliente não estiver com o conceito informado). | |
Conceitos atribuídos ao cliente. Permite atribuir um conceito ao cliente ou remover um conceito do cliente. | |
Quando informada indica que este cadastro é válido apenas até esta data. Após esta data, será bloqueada qualquer operação em que este cliente poderia tomar algum crédito, tais como emissão de pedidos de venda, documentos fiscais e títulos no contas a receber. | |
Texto livre para descrever quaisquer observações sobre o cliente. | |
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras. | |
Definições comerciais relacionadas ao cliente. | |
Campo texto para informar livremente a pessoa de contato. | |
Texto livre para descrever a frequência de compras do cliente. | |
Nome dado para identificar uma carteira. Pode ser texto ou numérico. Caso não informado, o sistema irá assumir um número sequencial automático. | |
Quando informado, indica a carteira de clientes da qual o cliente participa.
OBS: Quando informada será preenchido o vendedor/representante informado no cadastro da respectiva carteira e este não será editável. | |
Vendedor responsável pelo atendimento ao cliente, quando o vendedor for seguido por (!) indica que o mesmo não é mais um vendedor. OBS: Se informado e existir uma carteira de clientes a que o vendedor esteja vinculado, apresenta a carteira do vendedor no campo carteira. | |
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa. | |
Representante responsável pelo atendimento ao cliente, quando o representante for seguido por (!) indica que o mesmo não é mais um representante. | |
Nome utilizar para identificar o representante. | |
Percentual de comissão padrão. Utilizado apenas em ambientes onde o percentual de comissão é definido pelo cliente. | |
Quando marcado, indica que o cliente somente utiliza as listas de preços definidas explicitamente para ele. Demais listas de preços, mesmo que públicas, serão ignoradas. | |
Informações relacionadas ao limite de crédito do cliente e de utilização de crédito nas operações comerciais. | |
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente. O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente. Caso não informado, o sistema assume o valor padrão cadastrado na preferência CLIENT.CLIENTES.LIMITE_PRE_APROVADO. Caso este também não esteja informado o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado). | |
Saldo em títulos a receber do cliente (independente de estarem vencidos ou não) somado ao valor em pedidos não cancelados e que ainda não foram cobrados. Observações:
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Valor de crédito disponível para compras pelo cliente, calculado por:valor de limite de crédito - valor de crédito tomado | |
Apresenta uma lista dos pedidos/documentos/títulos que estão tomando crédito do cliente. Atenção Serão considerados como crédito tomado os valores de itens de pedidos não faturados (quantidade do(s) item(ns) a faturar diferente de 0), mesmo que constem títulos a receber liquidados vinculados com documento(s) de entrega emitido(s) e o pedido esteja com a situação "Entregue". O crédito somente será liberado quando a quantidade a faturar dos itens dos pedido for igual a 0. | |
Valor em pedidos em manutenção, pendentes ou a entregar. É apresentada a soma dos valores pendentes de itens de pedidos que:
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Valor em pedidos já entregues, mas não emitido documento fiscal. É apresentada a soma de crédito tomado em pedidos para este cliente. | |
Texto descritivo que apresenta a origem do crédito tomado. | |
Define se deve ser utilizado o crédito existente no contas a pagar para realizar abatimentos na emissão de documentos fiscais de saída. A forma de distribuição do crédito é definido no atributo Forma de aplicação do crédito. Somente serão utilizados como crédito os tipos de títulos que estiverem marcados no atributo Utilizado como crédito na emissão dos documentos Caso não informado, o sistema assume o comportamento definido pela preferência CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS_DEFAULT.
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Forma de aplicação do crédito do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados na emissão de documentos de saída.
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Renda mensal do cliente. | |
Campos relacionados à geração dos títulos financeiros do cliente | |
Valor em títulos a receber em aberto (vencidos ou a vencer). É apresentado o valor de crédito tomado para este cliente em títulos a receber. | |
Valor em títulos a pagar em aberto (vencidos ou a vencer). É apresentado o valor de crédito tomado para este cliente em títulos a pagar. | |
Quando marcado, indica que o cliente aceita apenas os planos de pagamentos definidos explicitamente para ele. | |
Apresenta as opções de planos de pagamentos disponíveis para o cliente. Os planos disponíveis devem atender às seguintes regras:
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Plano de pagamento padrão para o cliente. Só é permitido informar um plano de pagamento que está vinculado ao cliente ou um plano de pagamento que seja para todos os clientes. | |
Apresenta os planos de pagamento disponíveis para o cliente. A apresentação segue os seguintes critérios:
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Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc. As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Indica a forma preferencial de registro dos títulos do contas a receber. | |
Conta contábil do cliente. | |
Define se é permitido desconto para o cliente. Caso desmarcado não será permitido informar desconto geral nos pedidos. | |
Percentual de desconto aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente. P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
Ex:
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Percentual de acréscimo aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente. P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00 % acréscimo = 10: Será aplicado o acréscimo de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 110,00 (R$ 100,00 + 10% R$ 10,00). | |
Percentual máximo de desconto permitido para o cliente. Caso não informado é utilizado o percentual de desconto máximo informado no estabelecimento do pedido. Será automaticamente informado 0 no percentual de desconto do cliente caso informado para não permitir desconto no cliente. Somente são permitidos valores na faixa de 0% a 100%, OBS: Caso o cliente ou plano de pagamento de um pedido, ou ainda o tipo de produto do item de pedido tenha informado um percentual máximo, o menor percentual dentre estes três será considerado como percentual máximo, caso não tenha informação em nenhum destes três o sistema utilizará o percentual informado no estabelecimento. | |
Indica de se sistema ao enviar arquivo CNAB permite instrução de protesto. | |
Indica se o cliente possui isenção da taxa de cobrança nos boletos emitidos pelo sistema. | |
Indica a frequência com que o estabelecimento faz a cobrança do cliente. Utilizado quando existe a possibilidade do cliente acumular pedidos ou serviços ao longo de um período para a emissão de um documento único.
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Dia a ser utilizado como data de corte para as cobranças mensais. Quando não informado, o vencimento de uma cobrança será sempre no dia de vencimento do mês seguinte. Quando informado, o mês do vencimento será o mesmo mês da origem da cobrança até a data de corte. Depois da data de corte, o vencimento será no dia seguinte. | |
Indica o dia da semana utilizado como corte para as cobranças semanais. Este campo é utilizado apenas quando a frequência de cobrança é semanal.
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Dia do mes combinado como data para o vencimento das cobranças mensais (títulos previstos com vencimento até o dia de corte). | |
Dias antes do vencimento para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
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Percentual para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente. | |
Informações logísticas relacionadas ao cliente | |
Este campo define como deve ser tratada a informação da existência de estoque disponível (quantidade em estoque - quantidade reservada em pedidos > 0) para atender quantidades solicitadas dos itens do pedido/OS, caso não tenha sido definido o campo "Validar estoque nas vendas" da aba de estabelecimentos do cliente. Caso não definido o sistema seguirá a regra geral, definida no atributo VALIDAR_ESTOQUE_NO_FECHAMENTO_PEDIDO do tipo de pedido. O tratamento será realizado nas interfaces de emissão (conclusão ou fechamento) dos pedidos/OSs onde poderá ser apresentada a relação de produtos sem disponibilidade de estoque com opção para bloquear a emissão do pedido.
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Indica qual lote que deverá ser enviado por padrão para o cliente. Este atributo é utilizado no processo de separação dos produtos para o faturamento. Normalmente, deseja-se enviar os produtos dos lotes mais antigos (FIFO), porém, existem casos onde o cliente precisa receber lotes novos devido a cláusulas de contrato ou porque o tempo necessário para o transporte é maior. De qualquer forma, o que estiver configurado aqui será utilizado apenas como uma sugestão e que poderá ser decidida isoladamente caso a caso.
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Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes. Ex:
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Valor padrão de frete do cliente e que será automaticamente informado na inclusão de novos pedidos de venda para o cliente. | |
Tabela de frete preferencial para o cliente | |
Tabelas de frete disponíveis para o informar no cliente. | |
Transportador preferencial para o cliente | |
Informações fiscais do cliente. | |
Indica a finalidade (revenda ou consumo) que o cliente/destinatário dará para as mercadorias. Caso não informado, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.
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Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de ICMS efetivos de ICMS.
Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
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Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de Base de cálculo e ICMS retido por ST.
Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
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Tipo do cliente para uso na emissão de documentos de energia elétrica ou comunicação. | |
Definições dos anexos que devem sem enviados junto do e-mail. | |
Arquivo PDF do documento deve ser enviado por e-mail. Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
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Arquivo XML do documento deve ser enviado por e-mail. Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
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Arquivo PDF do boleto deve ser enviado por e-mail. Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
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Arquivo PDF sobre o lote deve ser enviado por e-mail Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
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Arquivos anexos do documento deve ser enviado por e-mail. Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
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Informações estatísticas e históricas do cliente | |
Data em que a pessoa se tornou cliente da empresa. | |
Valor em documentos com as situações "Manutenção", "Pendente", "Aprovado", "Rejeitados" ou "Emitidos" que possuam indicação de "gerar faturamento" e que não possuam títulos a receber informados ou vinculados. É apresentada a soma de crédito tomado para este cliente em documentos. | |
Valor em documentos de entrada com as situações "Manutenção", "Pendentes", "Aprovados" ou "Rejeitados". | |
Data em que o cliente realizou a primeira compra.(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos) | |
Valor da primeira compra. | |
Data em que o cliente realizou a maior compra. (OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos) | |
Valor da maior compra realizada pelo cliente. | |
Data em que o cliente realizou a última compra. (OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos) | |
Valor da última compra do cliente. | |
Data da última visita (ou contato) realizada pela equipe de vendas (vendedores ou representantes) ao cliente. O objetivo desta data é permitir que o departamento comercial identifique os clientes que não foram contatados recentemente. Esta data é preenchida através dos seguintes eventos:
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SOMENTE A VISTA | |
SOMENTE A VISTA | |
SOMENTE A VISTA | |
Não | |
Não | |
Sempre utilizar | |
Crescente | |
Não | |
Não | |
15% | |
Não | |
Não | |
Não informada | |
Domingo | |
Nada | |
Não sugerir | |
CIF | |
Revenda | |
Padrão | |
Padrão | |
Padrão | |
Padrão | |
Padrão | |
Padrão | |
Padrão | |
Tipo: FLAG
Valor padrão: N