Entidade CLIENTES

CLIENT.CLIENTES

Descrição

Pessoas que compram produtos ou contratam serviços da empresa usuária do sistema.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK FK Id:
Chave de identificação da pessoa.

Referência para PESSOAS
LIMITE_CREDITOVALUE(18)Limite de crédito:
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o sistema assume o valor padrão cadastrado na preferência CLIENT.CLIENTES.LIMITE_PRE_APROVADO.
Caso este também não esteja informado o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
DESCRICAO_CREDITO_TOMADOWIKIDescrição do crédito tomado:
Texto descritivo que apresenta a origem do crédito tomado.
CREDITO_TOMADOVALUE(18)Crédito tomado:
Saldo em títulos a receber do cliente (independente de estarem vencidos ou não) somado ao valor em pedidos não cancelados e que ainda não foram cobrados.

Observações:
  • Documentos que irão gerar financeiro mas que ainda não foram emitidos e que não estão nas situações Retornado integralmente, Cancelado, Denegado, Rejeitado ou Inutilizado também tomam crédito (desconsiderando o valor de itens que não estejam marcados para gerar financeiro).
  • Pedidos de venda, serviços e representação cujo respectivo tipo de pedido está configurado para tomar crédito e cujo plano de pagamento também está configurado para tal, irão tomar crédito de acordo com o saldo das quantidades que ainda não foram cobradas (através de documentos ou através de títulos vinculados diretamente ao pedido).
  • Um pedido totalmente entregue pode continuar tomando crédito caso não exista um documento com o respectivo financeiro de cobrança.
  • Um pedido pendente pode deixar de tomar crédito caso exista documento com o respectivo financeiro de cobrança ou caso exista financeiro vinculado diretamente ao pedido.
  • Pedidos com títulos a receber registrados diretamente no pedido não tomam crédito do cliente.
  • Títulos a receber em aberto do cliente, vencidos ou não, tomam crédito do respectivo saldo.
  • Títulos a pagar para o cliente não abatem o crédito tomado.
CREDITO_DISPONIVELVALUE(18)Crédito disponível:
Valor de crédito disponível para compras pelo cliente, calculado por:
valor de limite de crédito - valor de crédito tomado
TAXA_COBRANCAFLAG(1)Rqd Isenção de taxa de cobrança:
Indica se o cliente possui isenção da taxa de cobrança nos boletos emitidos pelo sistema.

Valor padrão = N
CONCEITO_IDID(18)FK Conceito:
Conceito geral (mais importante) do cliente. Apesar do cliente poder ter vários conceitos, ele será rotulado pelo "pior" deles. O pior conceito é aquele que tem o maior número de sequencia.
Dever ser observado que se o cliente somente possuir conceitos "bons", ainda assim será selecionado o "pior" destes para representar o seu conceito geral.

Referência para CONCEITOS_CLIENTES
VENDEDOR_IDID(18)FK Vendedor:
Vendedor responsável pelo atendimento ao cliente.

Referência para VENDEDORES
REPRESENTANTE_IDID(18)FK Representante:
Representante responsável pelo atendimento ao cliente.

Referência para VENDEDORES
CONTA_CONTABILID(18)Conta contábil:
Conta contábil do cliente.
LOP_IDID(18)FK LOP:
Indica a forma preferencial de registro dos títulos do contas a receber.

Referência para LOPS
DATA_PRIMEIRA_COMPRADATEData da primeira compra:
Data em que o cliente realizou a primeira compra.(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
VALOR_PRIMEIRA_COMPRAVALUE(18)Valor da primeira compra:
Valor da primeira compra.
DATA_MAIOR_COMPRADATEData da maior compra:
Data em que o cliente realizou a maior compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
VALOR_MAIOR_COMPRAVALUE(18)Valor da maior compra:
Valor da maior compra realizada pelo cliente.
DATA_ULTIMA_COMPRADATEData da última compra:
Data em que o cliente realizou a última compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
VALOR_ULTIMA_COMPRAVALUE(18)Valor da última compra:
Valor da última compra do cliente.
RENDA_MENSALVALUE(18)Renda mensal:
Renda mensal do cliente.

Valor padrão = 0
AUTORIZADOR_LIM_MEN_APR_IDID(18)FK Autorizador limite mensal aprovado:
Usuário que alterou o limite mensal. Deverá ser setado quando o valor for diferente do calculado pelo sistema

Referência para USUARIOS
OBSERVACAOTEXT_LONGObservações:
Texto livre para descrever quaisquer observações sobre o cliente.
PESSOA_CONTATOUPPERPessoa de contato:
Campo texto para informar livremente a pessoa de contato.
BLOQUEADOFLAG(1)Rqd Bloqueado:
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras.

Valor padrão = N
CONTA_CORRENTE_IDID(18)FK Conta corrente:
Conta corrente para o cliente.

Referência para CAIXAS
DATA_VALIDADEDATEData de validade:
Quando informada indica que este cadastro é válido apenas até esta data. Após esta data, será bloqueada qualquer operação em que este cliente poderia tomar algum crédito, tais como emissão de pedidos de venda, documentos fiscais e títulos no contas a receber.
DATA_INCLUSAODATECliente desde:
Data em que a pessoa se tornou cliente da empresa.
TRANSPORTADOR_PREFERENCIAL_IDID(18)FK Transportador preferencial:
Transportador preferencial do cliente.

Referência para TRANSPORTADORES
TIPO_FRETE_PREFERENCIAL_IDID(18)FK Tipo de frete preferencial:
Tipo de frete preferencial para o cliente

Referência para INCOTERMS
PRAZO_MEDIO_ENTRE_COMPRASTEXTPrazo médio entre compras:
Texto livre para descrever a frequência de compras do cliente.
PERMITE_INSTRUCAO_PROTESTOFLAG(1)Rqd Permite instrução de protesto:
Indica de se sistema ao enviar arquivo CNAB permite instrução de protesto.

Valor padrão = S
VALOR_CREDITO_CLIENTEVALUE(18)Valor de crédito do cliente:
Valor pré-liberado para o cliente.
Ao realizar um pedido a prazo deve ser abatido este valor.
PERCENTUAL_DESCONTOPERCENT(18)Percentual de desconto:
Percentual de desconto (valor maior que zero) ou acréscimo (valor menor que zero) aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente.
P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
  • % desconto = 10: Será aplicado o desconto de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 90,00 (R$ 100,00 - 10% R$ 10,00).
  • % desconto = -10: Será aplicado o acréscimo de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 110,00 (R$ 100,00 + 10% R$ 10,00).

Exemplos:
  • 15%
  • 20%
  • 2%
  • -10%
VALOR_FRETEVALUE(18)Valor de frete:
Valor padrão de frete do cliente e que será automaticamente informado na inclusão de novos pedidos de venda para o cliente.
PLANO_PAGAMENTO_PADRAO_IDID(18)FK Plano de pagamento padrão:
Plano de pagamento padrão para o cliente.

Só é permitido informar um plano de pagamento que está vinculado ao cliente.

Referência para PLANOS_PAGAMENTOS
APENAS_PLANOS_SELECIONADOSFLAG(1)Rqd Apenas planos selecionados:
Quando marcado, indica que o cliente aceita apenas os planos de pagamentos definidos explicitamente para ele.

Valor padrão = N
PERMITE_DESCONTOFLAG(1)Permite desconto:
Define se é permitido desconto para o cliente.
Caso desmarcado não será permitido informar desconto geral nos pedidos.

Valor padrão = S
TABELA_FRETE_PREFERENCIAL_IDID(18)FK Tabela de frete principal:
Tabela de frete preferencial para o cliente

Referência para TABELA_VALOR_FRETE
COMISSAOPERCENT(18)Comissão:
Percentual de comissão padrão. Utilizado apenas em ambientes onde o percentual de comissão é definido pelo cliente.
PERCENTUAL_DESCONTO_MAXIMOPERCENT(18)Percentual de desconto máximo:
Percentual máximo de desconto permitido para o cliente. Caso não informado é utilizado o percentual de desconto máximo informado no estabelecimento do pedido.
Será automaticamente informado 0 no percentual de desconto do cliente caso informado para não permitir desconto no cliente.
Somente são permitidos valores na faixa de 0% a 100%,

OBS: Caso o cliente ou plano de pagamento de um pedido, ou ainda o tipo de produto do item de pedido tenha informado um percentual máximo, o menor percentual dentre estes três será considerado como percentual máximo, caso não tenha informação em nenhum destes três o sistema utilizará o percentual informado no estabelecimento.
DATA_ULTIMO_CONTATO_COMERCIALDATEData do último contato comercial:
Data da última visita (ou contato) realizada pela equipe de vendas (vendedores ou representantes) ao cliente.
O objetivo desta data é permitir que o departamento comercial identifique os clientes que não foram contatados recentemente.

Esta data é preenchida através dos seguintes eventos:
  • Abertura de um pedido de vendas.
  • Registro de determinados tipos de contato (CRM).
  • Confirmação de visita nos sistemas de venda (tablet).
FREQUENCIA_COBRANCAOPTION(1)Rqd Frequência de cobrança:
Indica a frequência com que o estabelecimento faz a cobrança do cliente. Utilizado quando existe a possibilidade do cliente acumular pedidos ou serviços ao longo de um período para a emissão de um documento único.

Valores permitidos:
  • N - Não informada - Não existe cobrança por frequência definida para este cliente.
  • M - Mensal - A cobrança é mensal e considera todos os produtos/serviços entregues/executados até o dia de corte.
  • Q - Quinzenal - A cobrança é realizadas a cada duas semanas. A primeira quinzena considera todos os produtos/serviços entregues/realizados até a data de corte e a segunda quinzena até 15 dias depois da data de corte.
  • S - Semanal - A cobrança é realizada semanalmente considerando o dia da semana de corte informado.

Valor padrão = N
DIA_CORTEINTEGERDia de corte:
Dia a ser utilizado como data de corte para as cobranças mensais. Quando não informado, o vencimento de uma cobrança será sempre no dia de vencimento do mês seguinte. Quando informado, o mês do vencimento será o mesmo mês da origem da cobrança até a data de corte. Depois da data de corte, o vencimento será no dia seguinte.
DIA_CORTE_SEMANALOPTION_RADIO(1)Dia de corte semanal:
Indica o dia da semana utilizado como corte para as cobranças semanais. Este campo é utilizado apenas quando a frequência de cobrança é semanal.

Valores permitidos:
  • 1 - Domingo
  • 2 - Segunda
  • 3 - Terça
  • 4 - Quarta
  • 5 - Quinta
  • 6 - Sexta
  • 7 - Sábado
DIA_VENCIMENTOINTEGERDia para vencimento:
Dia do mes combinado como data para o vencimento das cobranças mensais (títulos previstos com vencimento até o dia de corte).
APENAS_LISTAS_PRECOS_SELECIONADASFLAG(1)Rqd Apenas listas de preços vinculadas:
Quando marcado, indica que o cliente somente utiliza as listas de preços definidas explicitamente para ele. Demais listas de preços, mesmo que públicas, serão ignoradas.

Valor padrão = N
UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOSOPTION(1)Rqd Utilizar crédito na emissão dos documentos:
Define se deve ser utilizado o crédito existente no contas a pagar para realizar abatimentos na emissão de documentos fiscais de saída.
A forma de distribuição do crédito é definido no atributo Forma de aplicação do crédito.
Somente serão utilizados como crédito os tipos de títulos que estiverem marcados no atributo Utilizado como crédito na emissão dos documentos
Caso não informado, o sistema assume o comportamento definido pela preferência CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS_DEFAULT.

Valores permitidos:
  • S - Sempre utilizar - Valor de crédito sempre será utilizado e deve ser obrigatoriamente consumido na emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • O - Opcional - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente. O valor será indicado para ser consumido, mas o usuário pode desconsiderar os créditos no momento da emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • X - Seleção - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente, mas o usuário deverá selecionar os títulos que devem ser utilizados para realizar o abatimento.
  • N - Não utilizado - Valor de crédito não pode ser utilizado por este cliente.
FORMA_UTILIZACAO_CREDITOOPTION(1)Rqd Forma de aplicação do crédito:
Forma de aplicação do crédito do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados na emissão de documentos de saída.

Valores permitidos:
  • C - Crescente - Os créditos serão obtidos do título a pagar de vencimento mais antigo e, se necessário, dos títulos com vencimento subsequente.
  • D - Decrescente - Os valores de créditos serão obtidos a partir do título a pagar com vencimento mais recente e, se necessário, dos títulos com vencimento imediatamente anterior.
  • R - Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.

Valor padrão = D
ANEXOS_MAIL_PDF_DOCUMENTOOPTION_RADIO(1)Anexos do e-mail - PDF do documento:
Arquivo PDF do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • N - Não enviar - Não envia por e-mail
  • S - Enviar - Enviar por e-mail
ANEXOS_MAIL_XML_DOCUMENTOOPTION_RADIO(1)Anexos do e-mail - XML do documento:
Arquivo XML do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • N - Não enviar - Não envia por e-mail
  • S - Enviar - Enviar por e-mail
ANEXOS_MAIL_PDF_BOLETOOPTION_RADIO(1)Anexos do e-mail - PDF do boleto:
Arquivo PDF do boleto deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • N - Não enviar - Não envia por e-mail
  • S - Enviar - Enviar por e-mail
ANEXOS_MAIL_ANEXOS_DOCUMENTOOPTION_RADIO(1)Anexos do e-mail - Anexos do documento:
Arquivos anexos do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • N - Não enviar - Não envia por e-mail
  • S - Enviar - Enviar por e-mail
IMPRIMIR_VALORES_RETIDOS_STOPTION_RADIO(1)Rqd Imprimir valores retidos na substituição tributária:
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de Base de cálculo e ICMS retido por ST.

Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • N - Não imprime - Informação não deve ser informada na DANFE
  • S - Imprime - Informação deve ser informada na DANFE

Valor padrão = P
IMPRIMIR_VALORES_EFETIVOS_ICMSOPTION_RADIO(1)Rqd Imprimir valores efetivos de ICMS:
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de ICMS efetivos de ICMS.

Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • N - Não Imprimir - Informação não deve ser informada na DANFE
  • S - Imprimir - Informação deve ser informada na DANFE

Valor padrão = P
SUGESTAO_LOTEOPCAO(1)Sugestão de lote:
Indica qual lote que deverá ser enviado por padrão para o cliente. Este atributo é utilizado no processo de separação dos produtos para o faturamento. Normalmente, deseja-se enviar os produtos dos lotes mais antigos (FIFO), porém, existem casos onde o cliente precisa receber lotes novos devido a cláusulas de contrato ou porque o tempo necessário para o transporte é maior.
De qualquer forma, o que estiver configurado aqui será utilizado apenas como uma sugestão e que poderá ser decidida isoladamente caso a caso.

Valores permitidos:
  • N - Não sugerir - O sistema não fará nenhuma sugestão de lote.
  • F - Mais antigo - O lote a ser sugerido será o mais antigo existente no sistema.
  • L - Mais recente - O lote a ser sugerido será o mais novo existente no sistema.

Valor padrão = N
ANEXOS_MAIL_IDENTIFICACAO_LOTEOPTION_RADIO(1)Anexos do e-mail - Identificação do lote:
Arquivo PDF sobre o lote deve ser enviado por e-mail

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.

Valores permitidos:
  • P - Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • N - Não enviar - Não envia por e-mail
  • S - Enviar - Enviar por e-mail
FINALIDADE_MERCADORIAOPTION(1)Finalidade da mercadoria:
Indica a finalidade (revenda ou consumo) que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informado, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.

Valores permitidos:
  • 0 - Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = normal.
  • 1 - Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo ou ativo imobilizado. No XML é informado 1 = consumidor final.
TIPO_CLIENTE_ENERGIA_COMUNICACAO_IDID(18)FK Tipo de cliente energia ou comunicação:
Tipo do cliente para uso na emissão de documentos de energia elétrica ou comunicação.

Referência para TIPOS_CLIENTES_ENERGIA_ELETRICA_COMUNICACAO
DIAS_CONCESSAO_DESCONTOINTEGERDias para concessão do desconto condicional:
Dias antes do vencimento para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
      • Igual ao dia do vencimento.
  • >=1:Número de dias antes do vencimento.
  • Não informado: Não será preenchido o número de dias para desconto condicional nos títulos do cliente.
PERCENTUAL_CONCESSAO_DESCONTOPERCENT(18)Percentual para concessão do desconto condicional:
Percentual para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
VALIDAR_ESTOQUE_NAS_VENDASOPTION(1)Validar estoque nas vendas:
Este campo define como deve ser tratada a informação da existência de estoque disponível (quantidade em estoque - quantidade reservada em pedidos > 0) para atender quantidades solicitadas dos itens do pedido/OS, caso não tenha sido definido o campo "Validar estoque nas vendas" da aba de estabelecimentos do cliente.
Caso não definido o sistema seguirá a regra geral, definida no atributo VALIDAR_ESTOQUE_NO_FECHAMENTO_PEDIDO do tipo de pedido.

O tratamento será realizado nas interfaces de emissão (conclusão ou fechamento) dos pedidos/OSs onde poderá ser apresentada a relação de produtos sem disponibilidade de estoque com opção para bloquear a emissão do pedido.

Valores permitidos:
  • 0 - Nada - Não é feito nenhum tipo de verificação dos estoques e não emite nenhuma mensagem para o usuário.
  • 1 - Alertar - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque, mas permite a conclusão do pedido.
  • 9 - Erro - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque e não permite a conclusão do pedido.
CARTEIRA_IDID(18)FK Carteira:
Quando informado, indica a carteira de clientes da qual o cliente participa.

Referência para CARTEIRAS_CLIENTES
ENTREGAS_PARCIAISOPTION(1)Rqd Entregas parciais:
Define se o cliente aceita entregas parciais.

Valores permitidos:
  • S - Sim - O pedido pode ser realizado através de várias entregas parciais. O pedido fica pendente até que até que seja totalmente entregue.
  • C - Sim / cancela o saldo - O pedido pode ser entregue parcialmente, mas o que não for entregue será automaticamente cancelado.
  • N - Não - O cliente não aceita entregas parciais. Apenas o pedido completo é aceito.

Valor padrão = S
LIMITE_MENSAL_APROVADOVALUE(18)Limite mensal aprovado:
OBSOLETO - NÃO UTILIZADO PELO SISTEMA

Limite mensal aprovado pela empresa para o cliente.

Valor padrão = 0

Regras

Atualizar o limite mensal aprovado do cliente

(Antes de inserir)
Se a renda mensal for informada e o limite mensal aprovado não, assume 20% (ou preferencia PESS.PERCENTUAL_COMPROMETIDO) da renda mensal como limite mensal aprovado.

Valores padrões para o cliente

(Antes de inserir)
Inserir informações padrões para o cliente.

Caso vendedor seja trocado, atualizar entidade historicos

(Depois de alterar, Depois de inserir)

Atualizar situação da pessoa

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Quando ocorrer uma atualizacão dos dados do cliente, deve atualizar a data da pessoa.

Informar código da pessoa

(Antes de inserir)
Se a preferência ELIGO.GERAR_DOCUMENTO_MOD11_PESSOA_CLIENTE estiver configurado, cadastra um documento do tipo CASA com o código da pessoa acrescido de um dígito verigicador.

Calcular limite disponível

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando o limite de crédito for alterado, deve obrigatoriamente ajustar o limite disponível.

Atualizar planos de pagamento pré-aprovados

(Depois de inserir)
Na inclusão de novos clientes, incluir os planos de pagamento definidos na preferencia CLIENT.CLIENTES.PLANOS_PAGAMENTO_PRE_APROVADOS.

Atualizar vendedor ou representate

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando o vendedor ou representante não for informado no cliente, verificar se o usuário que incluiu é vendedor ou representante assim atribuindo ao cliente.
ATENÇÃO
Rotina foi desativada em 2017

Salvar valores padrões para o cliente

(Antes de inserir)
Salvar os valores padrões para o cliente

Herdar informações da carteira/vendedor

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se alterar o CARTEIRA_ID, herda os valores de vendedor e representante da carteira (apenas se informados lá). Se lá estiver nulo, permite informar no cliente.

Validar dados do vendedor/representante com os dados da carteira

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se alterar VENDEDOR_ID ou REPRESENTANTE_ID e CARTEIRA_ID estiver informado, então os valores deverão ser compatíveis com a mesma: Se tentar alterar o VENDEDOR_ID para um valor diferente do que está na respectiva carteira, apresenta erro informando que não é possível alterar, pois o cliente está vinculado à carteira YYYYY do vendedor ZZZZZZZZ

Informar carteira

(Antes de inserir)
Na inclusão de um novo cliente se CARTEIRA_ID estiver nulo e tiver vendedor ou representante informado, busca a carteira do vendedor/representante.

Cliente não possui crédito disponivel!

(Antes de alterar)
VALOR_CREDITO_CLIENTE deve ser >= valor da venda a prazo.

Percentual máximo do desconto está fora da faixa permitida (entre 0 e 100%)!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Somente são aceitos valores para desconto máximo para o cliente na faixa entre 0 e 100%.

Salvar conceitos(conceitos)

Salva os conceitos selecionados no parâmetro "conceitos". Será gerado histórico dos conceitos selecionados em Históricos de conceitos do clientes.
Caso o usuário retire um conceito atribui uma data de termino no mesmo.

Atualizar valores de credito tomados(transacao, o_credito_tomado, o_cliente_id, a_credito_tomado, a_cliente_id, permite_ultrapassar)

Permite atualizar os valores tomados dos clientes. Esta rotina é utilizada nas transações de inclusão, alteração ou exclusão de registros que podem tomar crédito. Veja os parâmetros para maiores detalhes.

Atualizar crédito tomado

Atualiza o crédito tomado pelo cliente somando o crédito tomado:

Atualizar histórico de conceitos do cliente

(Depois de alterar, Depois de inserir)
Inclui um histórico de conceitos para o cliente caso não for encontrado um histórico de conceitos ativo.

Popular conceitos(conceitos)

Popula os conceitos cadastrados em Conceitos de clientes em um domínio ADSRT.SELECTION_CHECK.

Retornar historico de vendas

Retorna o histórico de pedidos de vendas feitas pelo cliente em formato tabela. O histórico considera um período de tempo (definido por preferencia) até a data atual.

Será retornado os produtos dos pedidos e as quantidades vendidas.

Tomar crédito(valor, cliente_id, permite_ultrapassar)

Toma um valor de crédito de um cliente. Esta rotina soma (ou subtrai) um valor ao valor de crédito tomado do cliente.
Esta rotina irá gerar erro no caso do crédito tomado extrapolar o limite de crédito do cliente.
Note que o cliente é informado para centralizar a busca do mesmo - Caso não encontre um registro de cliente, a rotina simplesmente ignora e não faz nada (não existe limite de crédito sendo controlado).

UK String

Retorna o valor da chave única formatada