Clientes

Índice

Manutenção de clientes em lote

CLIENT.MAN_CLIENTES_LOTE

Descrição

Manutenção de clientes em lote (diversos clientes ao mesmos tempo), permitindo, p.ex.: alterar/trocar o vendedor dos clientes relacionados.

Campos:

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado".

A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Situação do cadastro da pessoa.
  • Ativo - A pessoa está ativa e pode ser utilizada em novos processos do sistema.
  • Inativo - A pessoa está inativa e não pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes. O registro é mantido para efeito de histórico.
  • Pendente - O cadastro da pessoa não foi revisado e verificado, mas a pessoa pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes.
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome ou identificação da região.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Observações referentes a troca de vendedor.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Conceitos que o cliente pode possuir.
Conceito atual do cliente.
Ex:
  • SOMENTE A VISTA
  • CRÉDITO SUSPENSO
  • ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIO
  • INATIVO
  • A VISTA SEM CADASTRO COMPLETO
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras.
Percentual de desconto (valor maior que zero) ou acréscimo (valor menor que zero) aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente.
P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
  • % desconto = 10: Será aplicado o desconto de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 90,00 (R$ 100,00 - 10% R$ 10,00).
  • % desconto = -10: Será aplicado o acréscimo de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 110,00 (R$ 100,00 + 10% R$ 10,00).
Ex:
  • 15%
  • 20%
  • 2%
  • -10%
Percentual máximo de desconto permitido para o cliente. Caso não informado é utilizado o percentual de desconto máximo informado no estabelecimento do pedido.
Será automaticamente informado 0 no percentual de desconto do cliente caso informado para não permitir desconto no cliente.
Somente são permitidos valores na faixa de 0% a 100%,

OBS: Caso o cliente ou plano de pagamento de um pedido, ou ainda o tipo de produto do item de pedido tenha informado um percentual máximo, o menor percentual dentre estes três será considerado como percentual máximo, caso não tenha informação em nenhum destes três o sistema utilizará o percentual informado no estabelecimento.
Tabela de fretes para cobrança dos serviços de transporte das mercadorias.
Ex:
  • TABELA 1 - DENTRO CIDADE
  • TABELA 2 - CIDADES ATÉ 25KM
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Categoria de pessoa
Quando marcado, indica que o cliente somente utiliza as listas de preços definidas explicitamente para ele. Demais listas de preços, mesmo que públicas, serão ignoradas.
Permite pesquisar por uma lista de preços que está vincula a um cliente.

Filtros disponíveis:
  • Igual a: O cliente deve estar vinculado somente a esta lista de preço pesquisada.
  • É um destes: O cliente está vinculado a uma destas listas de preços.
  • Não é um destes: O cliente não está vinculado a uma destas listas de preços.
  • É nulo: O cliente não está vinculado a pelo menos uma lista de preços.
  • Não é nulo: O cliente está vinculado a alguma lista de preços.
Valor padrão: |i
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
  • A validação do valor mínimo do plano do plano de pagamento pode ser desconsiderado caso configurado no campo "Validar valor mínimo plano de pagamento" conforme cada tipo de pedido.
OBS: No tipo de pedido ver o campo Plano de pagamento: Define como deve ser tratado o plano de pagamento no pedido.
Quando marcado, indica que o cliente aceita apenas os planos de pagamentos definidos explicitamente para ele.
Define se deve ser utilizado o crédito existente no contas a pagar para realizar abatimentos na emissão de documentos fiscais de saída.
A forma de distribuição do crédito é definido no atributo Forma de aplicação do crédito.
Somente serão utilizados como crédito os tipos de títulos que estiverem marcados no atributo Utilizado como crédito na emissão dos documentos
Caso não informado, o sistema assume o comportamento definido pela preferência CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS_DEFAULT.
  • Sempre utilizar - Valor de crédito sempre será utilizado e deve ser obrigatoriamente consumido na emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Opcional - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente. O valor será indicado para ser consumido, mas o usuário pode desconsiderar os créditos no momento da emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Seleção - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente, mas o usuário deverá selecionar os títulos que devem ser utilizados para realizar o abatimento.
  • Não utilizado - Valor de crédito não pode ser utilizado por este cliente.
Indica a finalidade (revenda ou consumo) que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informado, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.
  • Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = normal.
  • Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo ou ativo imobilizado. No XML é informado 1 = consumidor final.
Forma de aplicação do crédito do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados na emissão de documentos de saída.
  • Crescente - Os créditos serão obtidos do título a pagar de vencimento mais antigo e, se necessário, dos títulos com vencimento subsequente.
  • Decrescente - Os valores de créditos serão obtidos a partir do título a pagar com vencimento mais recente e, se necessário, dos títulos com vencimento imediatamente anterior.
  • Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.
Data em que o cliente realizou a última compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Quando informada indica que este cadastro é válido apenas até esta data. Após esta data, será bloqueada qualquer operação em que este cliente poderia tomar algum crédito, tais como emissão de pedidos de venda, documentos fiscais e títulos no contas a receber.
Renda mensal do cliente.
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o sistema assume o valor padrão cadastrado na preferência CLIENT.CLIENTES.LIMITE_PRE_APROVADO.
Caso este também não esteja informado o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
Login de identificação do usuário para o sistema.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Permite definir quais listas de preços são permitidas para o cliente.

Caso o cliente possua mais de uma lista de preço, ao alterar todos ela será removida do cliente e deixará vinculada somente as selecionadas.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Dias antes do vencimento para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
      • Igual ao dia do vencimento.
  • >=1:Número de dias antes do vencimento.
  • Não informado: Não será preenchido o número de dias para desconto condicional nos títulos do cliente.
Percentual para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
Define se é permitido desconto para o cliente.
Caso desmarcado não será permitido informar desconto geral nos pedidos.
Indica de se sistema ao enviar arquivo CNAB permite instrução de protesto.
Indica qual lote que deverá ser enviado por padrão para o cliente. Este atributo é utilizado no processo de separação dos produtos para o faturamento. Normalmente, deseja-se enviar os produtos dos lotes mais antigos (FIFO), porém, existem casos onde o cliente precisa receber lotes novos devido a cláusulas de contrato ou porque o tempo necessário para o transporte é maior.
De qualquer forma, o que estiver configurado aqui será utilizado apenas como uma sugestão e que poderá ser decidida isoladamente caso a caso.
  • Não sugerir - O sistema não fará nenhuma sugestão de lote.
  • Mais antigo - O lote a ser sugerido será o mais antigo existente no sistema.
  • Mais recente - O lote a ser sugerido será o mais novo existente no sistema.
Arquivos anexos do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF sobre o lote deve ser enviado por e-mail

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF do boleto deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo XML do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
FísicaAtivoSAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulSOMENTE A VISTANão15%CIFSempre utilizarRevendaCrescentePadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrão
JurídicaInativoSAO PAULO - SPSanta CatarinaCRÉDITO SUSPENSOSim20%FOBOpcionalConsumoDecrescenteNão enviarNão enviarNão enviarNão enviarNão enviar
FísicaPendenteALVORADA - TOSão PauloATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIONão2%DDPSeleçãoRevendaRateadoEnviarEnviarEnviarEnviarEnviar
JurídicaAtivoMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaINATIVOSim-10%CIFNão utilizadoConsumoCrescentePadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrão
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Regras

Ajustar query operators

Ajusta os query operators do campo de lista de preços.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

Apresentar observações de troca de vendedor

Apresenta o campo de observações de troca de vendedor quando for informado um vendedor diferente do atual.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar todos"

Atualizar observações de troca de vendedor

Atualiza as observações de troca de vendedor quando informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Filtrar categorias

Pesquisa por categorias pessoas, caso queira informar mais de uma categoria deve-se utilizar ,(virgula)
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar listas de preços

Filtra pelas listas de preços pesquisadas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Popular conceitos

Prepara a lista de conceitos, marcando quais o cliente possui e quantas vezes ele passou por aquele conceito.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar todos"

Popular listas de preços

Apresenta as listas de preços disponíveis para seleção do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"

Salvar conceitos

Quando selecionado um conceito novo pro clientes, deve ser registrado um histórico de conceito para o mesmo, caso o usuário retire um conceito deve-se atribuir data de termino no mesmo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Salvar listas de preços

As listas selecionadas serão salvas ao cliente.

As listas não selecionadas serão removidas do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Salvar situação

Quando selecionada uma nova situação para os clientes selecionados, altera a situação da pessoa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"