Clientes

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Relatório de clientes

CLIENT.REL_CLIENTES_VENDA

Descrição

Relação de clientes contendo a data da última compra, valor e prazo entre as compras.

Ver:

Campos:

Código ou identificação do cliente no sistema.
Nome completo ou razão social do cliente.
Identificação única para o ramo de atividade. Pode ser utilizado a descrição completa do ramo e atividade ou uma codificação mneumônica para identificar o ramo de atividade, p.ex.: IND-CALÇ, IND-METAL.
Ex:
  • ESCOLA
  • INDÚSTRIA CALÇADISTA
  • INDÚSTRIA METALÚRGICA
  • IND-CALC
  • IND-METAL
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Primeiro telefone encontrado no cadastro da pessoa
Valor total dos pedidos emitidos e pendentes para serem entregues para o cliente, considerando somente a soma dos valores dos itens dos pedidos, sem valores de descontos ou acréscimos informados no pedido.
Valor total dos pedidos emitidos e entregues para o cliente, considerando somente a soma dos valores dos itens dos pedidos, sem valores de descontos ou acréscimos informados no pedido.
Valor total dos títulos em aberto (saldo diferente de 0 (zero)) ou devedores do cliente no contas a receber.
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o sistema assume o valor padrão cadastrado na preferência CLIENT.CLIENTES.LIMITE_PRE_APROVADO.
Caso este também não esteja informado o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
Saldo em títulos a receber do cliente (independente de estarem vencidos ou não) somado ao valor em pedidos não cancelados e que ainda não foram cobrados.

Observações:
  • Documentos que irão gerar financeiro mas que ainda não foram emitidos e que não estão nas situações Retornado integralmente, Cancelado, Denegado, Rejeitado ou Inutilizado também tomam crédito (desconsiderando o valor de itens que não estejam marcados para gerar financeiro).
  • Pedidos de venda, serviços e representação cujo respectivo tipo de pedido está configurado para tomar crédito e cujo plano de pagamento também está configurado para tal, irão tomar crédito de acordo com o saldo das quantidades que ainda não foram cobradas (através de documentos ou através de títulos vinculados diretamente ao pedido).
  • Um pedido totalmente entregue pode continuar tomando crédito caso não exista um documento com o respectivo financeiro de cobrança.
  • Um pedido pendente pode deixar de tomar crédito caso exista documento com o respectivo financeiro de cobrança ou caso exista financeiro vinculado diretamente ao pedido.
  • Pedidos com títulos a receber registrados diretamente no pedido não tomam crédito do cliente.
  • Títulos a receber em aberto do cliente, vencidos ou não, tomam crédito do respectivo saldo.
  • Títulos a pagar para o cliente não abatem o crédito tomado.
Valor de crédito disponível para compras pelo cliente, calculado por:
valor de limite de crédito - valor de crédito tomado
Data em que a pessoa se tornou cliente da empresa.
Data de inclusão do registro de pessoas.
Data em que o cliente realizou a primeira compra.(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Data em que o cliente realizou a última compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Valor da última compra do cliente.
Texto livre para descrever a frequência de compras do cliente.
Carteira do vendedor que atende o cliente
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Conceito do cliente.
Ex:
  • SOMENTE A VISTA
  • CRÉDITO SUSPENSO
  • ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIO
  • INATIVO
  • A VISTA SEM CADASTRO COMPLETO
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Situação cadastral da pessoa.
  • Ativo - A pessoa está ativa e pode ser utilizada em novos processos do sistema.
  • Inativo - A pessoa está inativa e não pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes. O registro é mantido para efeito de histórico.
  • Pendente - O cadastro da pessoa não foi revisado e verificado, mas a pessoa pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes.
Apresenta as rotas em que o endereço do cliente participa.
Apresenta as rotas em que o endereço do cliente participa.
Permite filtrar pelas rotas em que o endereço do cliente participa.
Obs: é permitido apenas a busca de uma rota por vez.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
ESCOLASAO LEOPOLDO - RSSOMENTE A VISTANãoFísicaAtivo
INDÚSTRIA CALÇADISTASAO PAULO - SPCRÉDITO SUSPENSOSimJurídicaInativo
INDÚSTRIA METALÚRGICAALVORADA - TOATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIONãoFísicaPendente
IND-CALCMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSINATIVOSimJurídicaAtivo
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
ESCOLASAO LEOPOLDO - RSSOMENTE A VISTANãoFísicaAtivo
INDÚSTRIA CALÇADISTASAO PAULO - SPCRÉDITO SUSPENSOSimJurídicaInativo
INDÚSTRIA METALÚRGICAALVORADA - TOATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIONãoFísicaPendente
IND-CALCMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSINATIVOSimJurídicaAtivo
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como consultar os clientes que não compraram em um intervalo de datas?
  • Regras

    Calcular valor pendente e valor entregue

    Calcula o valor total pendente e o valor total entregue que serão apresentados.
    Atenção
    OBSOLETO, rotina foi substituída pela Injetar calculo do valor total pendente e entregue
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório"

    Filtrar rota

    Se informada uma rota, busca pelos clientes em que o endereço participa dessa rota.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Injetar calculo do valor total pendente e entregue

    Inclui um join customizado no baseSql do bloco que está calculando o valor total pendente e o valor total entregue
    ATENÇÃO
    Rotina foi desativada, devido a erro na tela quando tem campos customizados, campos voltaram a ser sql_expression.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de ler formulário "Pesquisar"

    Preencher dados de endereço e telefone

    Preenche os campos os dados do endereço principal e dos telefones do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"