Gestão de pessoas por competência

Índice

Competências das pessoas

COMPES.CAD_COMPETENCIAS_PESSOAS

Descrição

Interface para manutenção de Competência da pessoa

Campos:

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código de identificação do colaborador na empresa. Quando informado, não pode se repetir dentro do mesmo estabelecimento.
Data em que o profissional iniciou suas atividades na empresa.
Nome (ou código) dado para identificar um cargo/função no sistema. Note que pode existir duas funções diferentes, utilizadas em diferentes contextos que usam o mesmo título, porém, terão de ser identificadas com um nome/código diferente.
Exemplos:
  • GERENTE FINANCEIRO
  • VENDEDOR BALCÃO
  • SUPERVISOR COMPRAS
  • etc.
Nome do departamento/setor ao qual o colaborador está associado dentro do estabelecimento.
Nome dado para identificar a competência.
Ex:
  • CNH
Nome dados para identificar o tipo de competência (habilidade, conhecimento, certificação, atitude, etc.).
Situação da competência desta pessoa.
  • OK - A pessoa atende ao grau requerido e desejado.
  • Desejado - A pessoa atende ao grau requerido mas não ao desejado
  • Requerido - A pessoa não atende ao grau requerido.
Data da última avaliação da competência desta pessoa.
Indica o grau de avaliação dessa pessoa nesta competência.
Grau avaliado por conceito
Grau de avaliação mínimo de competência necessário para uma pessoa exercer esta função.
Grau requerido por conceito.
Grau de avaliação desejado de competência para uma pessoa exercer essa função.
Grau desejado (conceito)

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Regras

Ajustar campos de grau conforme competência

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar o conteúdo formulário "Listar"
  • Antes de cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de cada registro formulário "Listar"