Gestão de despesas em viagens e equipes de campo

Índice

Logística de viagens

COMPRA06.CAD_PEDIDOS_COMPRA06

Descrição

Interface que permite cadastrar ordens de compra associadas às despesas das equipes de campo, tais como:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Ordens de despesa de equipes de campo:

Campos:

Número de identificação da viagem (pedido). Este número é gerado automaticamente pelo sistema.
Tipo de pedido utilizado para representar a viagem. Internamente, o sistema armazena as viagens como pedidos internos. É possível criar diferentes tipos de pedidos para representar diferentes cenários (viagens para feiras, congressos, instalação de equipamentos, prospecção comercial, etc.)
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Número do projeto para o qual esta viagem está relacionada.
Estabelecimento responsável pelas despesas desta viagem. Quando informado um projeto, este estabelecimento é automaticamente preenchido com o estabelecimento do projeto.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Quando informado, indica que a operação estabelecida neste pedido está relacionada a um determinado centro de custo. Apenas centros de custo do estabelecimento são apresentados como opção.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Código do fornecedor para o qual está sendo feita a ordem de compra. Deve ser preenchido apenas quando todas as despesas são para um único fornecedor.
Código de identificação do cliente com o qual esta viagem está relacionada. Caso seja informado um projeto, este campo é automaticamente preenchido com o cliente do projeto.
Data planejada para o início da viagem.
Data planejada para o término da viagem.
Data em que o pedido desta viagem foi emitido.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que o pedido foi cancelado.
Valor total das despesas informadas nessa viagem.
Texto livre para observações sobre a viagem.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Emitir

Emite a ordem de compra.
Topo

Aprovar

Aprova a ordem de compra.
Topo

Cancelar

Cancela a ordem de compra.
Topo

Reabrir

Reabre a ordem de compra, retornando ela para a situação em manutenção, indiferente dela estar emitida, aprovada ou cancelada.

Regras

Ajustar ações conforme o contexto

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Popular centros de custos

Popula os centros de custos conforme o estabelecimento informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"