Sistema de administração de contratos

Índice

Documentos do contrato

CONTRATO.LST_CONTRATOS_DOCUMENTOS

Descrição

Documentos vinculados ao contrato.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Campos:

Identificação do período calculado automaticamente conforme a frequencia:
  • Quinzenal: 2008-09-Q1, 2008-09-Q2
  • Mensal: 2008-09
  • Bimestral: 2008-B1 (Janeiro/Fevereiro)
  • Trimestral: 2008-T1 (Janeiro a Março)
  • Semestral: 2008-S1 (Janeiro a Junho)
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Indica se o documento é um documento adicional para o período.

O valor padrão é zero e indica que se refere ao documento oficial do contrato para o período que foi gerado automaticamente pelo sistema.
Para incluir um documento manualmente deve ser informado um valor maior que zero, isto indicará que é um documento adicional.
Indica se o registro deve gerar um documento, ou não.
  • Gerar - Deve ser gerado o documento para este registro
  • Não gerar - Não deve ser gerado o documento para este registro.
Valor do contrato para o documento.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no

Ver também:
  • (faq:8708; sql_options)
  • (faq:197939; grupos de opções)
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Data que o documento foi emitido
Observações para a emissão deste contrato.
    • Quando não emitir observação é obrigatória.
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Data de vencimento do primeiro título vinculado ao documento
Situação para o contrato neste período.
    • Emitido = deve apresentar o número do documento
    • Não emitido = "Não emitido"
    • Não emitir = "Apresentar observação"
A data de competência a ser utilizada na geração do documento fiscal.
Data em que está previsto o faturamento deste registro.
Link pra acessar o documento ou título vinculado
Documento relacionado a esse período do contrato.

As opções apresentadas são os documentos não cancelados do contratante, não vinculados a um contrato, de uma das naturezas de operação indicadas no tipo de serviço do contrato e emitidos nos ultimos 90 dias (ou o que estiver configurado em CONTRATO.LST_CONTRATOS_DOCUMENTOS.DIAS_VINCULO_DOCUMENTO_RETROATIVOS).
Especie do documento efetivado
Número do documento fiscal
Identificação da série do documento fiscal
Data de emissão do documento
Data de vencimento do título vinculado
Valor bruto para o documento fiscal
Percentual do ISSQN a ser informado no item do documento
Valor de IR retido na fonte
Define os valores de retenções que tiveram no documento
  • ISSQN
  • PIS/COFINS/CSLL
  • IRRF
  • INSS
Valor liquido do documento considerando as retenções

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZManutenção
FILIAL 1Pendente
FILIAL 2Aprovado
CD-RSCancelado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Confirmar documento

Confirmar recebimento documento documento fiscal e considerar o documento como entregue
Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Gerar parcelas

Gerar as parcelas do contrato.
A rotina apenas atualiza a informação no contrato, e a rotina gera as parcelas conforme configuração do contrato.

Configurações

CONTRATO.LST_CONTRATOS_DOCUMENTOS.DIAS_VINCULO_DOCUMENTO_RETROATIVOS

Permite definir o número máximo de dias para o vinculo de um documento retroativo.
Por padrão é considerado 90 dias

Tipo: TEXT

Regras

Apresentar DOCUMENTO_ID

Apresenta os documentos que podem ser vinculados ao período.
Somente serão apresentados os documentos que não tiverem vinculo com contratos_documentos e que a data de emissão esteja dentro do número de dias permitido.

Ver a preferência CONTRATO.LST_CONTRATOS_DOCUMENTOS.DIAS_VINCULO_DOCUMENTO_RETROATIVOS
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Período" do formulário "Novo"

Atualizar valor do documento

Atualizar o valor do documento quando existir um pre-faturamento configurado, e um documento vinculado ao registro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Bloquear alteração do valor

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Preencher informações na insert

Se o parâmetro CONTRATO_ID estiver informado apresenta as informações do contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Preencher link

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Vincular itens documento e títulos ao contrato

Se vincular o documento manualmente vincula os itens do documento e os títulos do documento ao contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"