Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

Índice

Oportunidades de negócio

CRM_2.CAD_OPORTUNIDADES_NEGOCIO

Descrição

Interface que permite cadastrar e consultar as oportunidade de negócio existentes para a empresa.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Oportunidades de negócio:

Campos:

Número sequencial de identificação da oportunidade de negócio.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de oportunidade de negócio.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Texto resumido que descreve a oportunidade/perspectiva de negócio. Normalmente irá descrever o serviço a ser prestado ou o produto a ser entregue. Exemplo: Desenvolvimento de website institucional, Consultoria contábil, Troca de central telefônica, Ampliação de 5 linhas do plano corporativo de telefonia celular, etc.
Código de identificação do vendedor responsável pela oportunidade.
Nome completo do vendedor responsável pela oportunidade.
Código de identificação do cliente.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Situação atual da oportunidade.
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento, e está em processo de separação. Ao concluir o processo será considerado como "entregue".
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Define a prioridade da oportunidade.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Quando informado, define a ordem de atendimento dos pedidos. Utilizado, por exemplo, para priorizar os pedidos.
Percentual estimado de sucesso para fechamento do negócio.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código da pessoa responsável pela aprovação da oportunidade junto ao cliente.
Nome completo do decisor.
Código da pessoa que indicou essa oportunidade
Nome completo da pessoa que indicou a oportunidade.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Valor (budget) que o cliente estima para esse negócio.
Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor ou cliente.
Deve utilizar a seguinte forma, conforme configurado no campo de "MODO_GERACAO_FINANCEIRO" do tipo de pedido, por padrão é utilizado o "Saldo (somente dias).

Saldo (somente dias)

  • Por padrão é utilizado as datas do pedido
Exemplos:
  • 7/14/21 - Representando: 7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.

Saldo (prazos livres) ou Integral

  • Por padrão os registros antecipados usam a data de emissão como base, e o restante utiliza a data base (previsão de faturamento).
  • Caso exista um tipo de título igual ao "tipo" informado no prazo, será utilizado por padrão o mesmo, por exemplo: ANTECIPADO, ENTRADA;
  • Caso necessário separar a data de previsão de faturamento e entrega por itens altere no tipo de pedido o campo "Informar datas por item"
Exemplos:
antecipado 30% em 10 dias / antecipado 10% em 20 dias / entrada 10% / 30 / 60 / 90
30/60
entrada/30/60/90
entrada 50% / 30/60/90
antecipacao 30% / entrada 30% / 30 / 60 / 90
15% de antecipacao / 30% na entrega / 28 / 56 / 84
30% no pedido / 25% na entrega / 25% em 30 dias / saldo em 60 dias
15% antecipado/5% 22-05-2023/5% 27-05-2023/25% 30/60/90.

Pessoa responsável em montar o orçamento técnico para a proposta.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que o pedido foi cancelado.
Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data e hora da última alteração realizada no pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutençãoPRONTA-ENTREGA
FILIAL 1COMPRAEmitido / AnaliseMOTOBOY RETIRA
FILIAL 2AMOSTRAPendente / PropostaCLIENTE RETIRA
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovadoTRANSPORTADORA RETIRA
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Configurações

CRM_2.CAD_OPORTUNIDADES_NEGOCIO.TIPO_PEDIDO_ORCAMENTO

Tipo pedido orçamento

Define qual será o tipo de pedido que é utilizado no orçamento das oportunidades de negocio

Tipo: TEXT

CRM_2.CAD_OPORTUNIDADES_NEGOCIO.TIPO_PEDIDO_PROPOSTA

Tipo pedido proposta

Define qual será o tipo de pedido que é utilizado na proposta das oportunidades de negocio

Tipo: TEXT

Regras

Bloquear inclusao atrasada

Quando o vendedor tiver ao menos uma oportunidade aberta com data de fechamento (atrasada em mais de 5 dias) não permitir o cadastramento de novas oportunidades.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular opções de prioridades conforme o tipo de pedido

Popula o campo de Prioridade com os PEDIDOS_CLASSIFICACOES do tipo de pedido atual.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de oportunidade" do formulário "Novo"

Popular vendedor

Popula o campo de vendedor com o usuário atual do sistema, caso ele seja algum vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"