Sistema de instituições de ensino

Índice

Proficiências da pessoa

ENSINO.CAD_PROFICIENCIAS_PESSOAS

Descrição

Interface para manutenção de Proficiência/grau de instrução da pessoa.

Podem ser informados nesta interface os locais onde a pessoa estudou, as datas de inicio e conclusão do curso.

OBS: A instituição de ensino deve obrigatoriamente estar cadastrada, com os cursos e currículos informados.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de pessoas:

Campos:

Indica se a proficiência faz ou não referência aos cadastros de currículos de instituições de ensino.
Quando marcado, valor S, indica que é um cadastro individual e não faz referência aos cadastros de currículos de instituições de ensino.
Instituição de ensino que conferiu o grau a pessoa
Indica o nome da instituição. Campo é apresentado quando a flag Cadastro individual estiver marcada
Curso oferecido pela instituição e cursado pela pessoa. Este campo é apresentado quando a flag Cadastro individual estiver marcada.
Curso oferecido pela instituição e cursado pela pessoa
Curso oferecido pela instituição e cursado pela pessoa
Currículo do curso que foi cursado pela pessoa
Identificação única do currículo para o curso
Titulação do curso
Identificação única para o nível acadêmico.

OBS: campo é editável quando a flag Cadastro individual estiver marcada.
Situação da atribuição do currículo
  • Com Atribuição
  • Atribuição Pendente
  • Sem Atribuição
Texto livre para descrever atribuição do curso com o currículo aprovado
Data de conclusão
Data de inicio do curso
Data que a pessoa foi diplomada ou recebeu a colação de grau.
Quando preenchido define que a escolaridade não deverá ser impressa na AFT e definirá se a escolaridade será impressa ou não no Livreto
Texto livre para outras atribuições relativos a proficiência.
Texto livre para observações sobre o curso ou proficiência.
Data de inclusão da proficiência para a pessoa

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Ajustar campos conforme contexto

Se a flag Cadastro individual estiver marcada esconde a lookup (CURRICULO_ID) e apresenta os campos ENTIDADE, CURSO e NIVEL_ACADEMICO para serem preenchidos livremente.
Na view esconde os campos CURSO E ENTIDADE, se a flag estiver desmarcada, pois os campos NOME_COMPLETO E CURSO_INSTITUICAO terão os mesmos valores.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cadastro individual" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cadastro individual" do formulário "Novo"

Apresentar informações do curriculo

Apresentar informações do curriculo
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Currículo" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Currículo" do formulário "Novo"

Informar como titulo

Deve ser informado como ensino
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar cursos da instituição

Apresenta os cursos de uma instituição.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Instituição" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Instituição" do formulário "Novo"

Informar nível academico

Se a flag Cadastro individual estiver marcada busca o nível acadêmico informado e informa o NIVEL_ACADEMICO_ID
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar por parametro a lupa de escolaridade

Na lupa deve filtrar os tipos de pessoas para escolaridade
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Mostrar titulação do curso

Apresentar a titulação do curso
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Popular curriculos

Popula os curriculos do curso selecionado
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Curso" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Curso" do formulário "Novo"

Veja também