Permite manter as rotinas de manutenção que se deseja controlar no sistema. Uma rotina de manutenção é uma atividade de manutenção que deve ser executada em um equipamento (veículo) a uma determinada frequência (de tempo e/ou de algum outro critério). Identificar as rotinas de manutenção, permite ao sistema controlar os planos de manutenção de veículos e outros equipamentos.
Exemplos de rotinas de manutenção seria:
Troca de correia dentada
Troca de óleo do motor
Lubrificação do sistema de tração
Calibração do sistema de arrefecimento
Geometria/balanceamento
etc.
As frequências informadas na rotina de manutenção são um valor de referência apenas. Elas serão utilizadas apenas quando não existir uma informação mais precisa (dependente de produto ou modelo de veículo específico). Por exemplo: O óleo específico utilizado na última troca poderá definir uma frequência diferente para a próxima troca.
Campos:
Nome dado para identificar a rotina de manutenção.
Ex:
CORREIA DENTADA
ÓLEO DO MOTOR
GEOMETRIA/BALANCEAMENTO
HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO
Indica a frequência com a qual a rotina deve ser executada.
Ex:
1 ano ou 10000 Km
5 ano(s) ou 50000 Km
6 mes(es)
7500 Km
Indica o intervalo de tempo com que as rotinas de manutenção devem ser executadas. A unidade de medida é informada à parte no atributo unidade de tempo (dias, semanas, meses ou anos).
Unidade de medida a ser usada para a frequencia.
dia(s)
semana(s)
mes(es)
ano(s)
Indica a quilometragem com que a rotina de manutenção deve ser executada.
Indica que esta rotina de manutenção não é mais realizada. Rotinas inativas não são atualizadas nos veículos e não geram mensagens de advertência para a execução das próximas manutenções.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar]. Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?. Topo
Listar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados. A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo. O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo. O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Regras
Popular a frequencia
Popular a frequência da rotina no formato "5 ano(s) ou 50000 Km". Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"