Sistema de ordem de compra

Índice

Ordem de compra

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA

Descrição

Manutenção de pedidos/ordens de compra.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de pedidos de compra:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento, e está em processo de separação. Ao concluir o processo será considerado como "entregue".
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Marca dos produtos a serem adquiridos. Este campo é utilizado especialmente em operações de crossdocking ou compras diretas de fabricantes. Ao informar a marca, o fornecedor é automaticamente sugerido.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Identificação única para o ramo de atividade. Pode ser utilizado a descrição completa do ramo e atividade ou uma codificação mneumônica para identificar o ramo de atividade, p.ex.: IND-CALÇ, IND-METAL.
Ex:
  • ESCOLA
  • INDÚSTRIA CALÇADISTA
  • INDÚSTRIA METALÚRGICA
  • IND-CALC
  • IND-METAL
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Indica a pessoa do estabelecimento que é responsável pela compra. Este campo segue é submetido aos mesmos critérios de validação utilizados para um vendedor no caso de pedidos de venda.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que está previso o faturamento deste pedido. Esta data pode ser respectiva ao faturamento próprio ou de terceiro (fornecedor).

Caso seja necessário informar a data por item, deve ser configurado no tipo de pedido o campo "Informar datas por item"
Data em que a totalidade dos itens do pedido de compra foram recebidos.
Esta data é igual a data de entrada do último documento e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Data em que o pedido foi cancelado.
Data e hora utilizada como limite para a encomenda de produtos.

Este campo é utilizado para vendas por crossdocking e limita os pedidos a serem encomendados nesta OC. Pedidos do tipo crossdocking emitidos depois desta data/hora, não serão encomendados por esta ordem de compra.

Por padrão, o sistema preenche automaticamente com a data e hora do sistema no momento que a OC é criada, mas o usuário poderá definir a data e hora que desejar.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo de quem irá transportar as mercadorias.
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor ou cliente.
Deve utilizar a seguinte forma, conforme configurado no campo de "MODO_GERACAO_FINANCEIRO" do tipo de pedido, por padrão é utilizado o "Saldo (somente dias).

Saldo (somente dias)

  • Por padrão é utilizado as datas do pedido
Exemplos:
  • 7/14/21 - Representando: 7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.

Saldo (prazos livres) ou Integral

  • Por padrão os registros antecipados usam a data de emissão como base, e o restante utiliza a data base (previsão de faturamento).
  • Caso exista um tipo de título igual ao "tipo" informado no prazo, será utilizado por padrão o mesmo, por exemplo: ANTECIPADO, ENTRADA;
  • Caso necessário separar a data de previsão de faturamento e entrega por itens altere no tipo de pedido o campo "Informar datas por item"
Exemplos:
antecipado 30% em 10 dias / antecipado 10% em 20 dias / entrada 10% / 30 / 60 / 90
30/60
entrada/30/60/90
entrada 50% / 30/60/90
antecipacao 30% / entrada 30% / 30 / 60 / 90
15% de antecipacao / 30% na entrega / 28 / 56 / 84
30% no pedido / 25% na entrega / 25% em 30 dias / saldo em 60 dias
15% antecipado/5% 22-05-2023/5% 27-05-2023/25% 30/60/90.

Nome utilizado para identificar o tipo de título de forma única.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • BOLETO
  • CHEQUE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • ESPÉCIE
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Gerar as parcelas retroativas, caso nulo não deve gerar parcelas retroativas
  • Não - Não deve ser gerado parcelas retroativas
  • Sim - Deve gerar parcelas retroativas
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Valor total do pedido de compra.
Percentual de desconto para o pedido
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.

OBS: Se tipo de pedido não for das categorias Compra, Agrupador, Consumo, Produção,Serviço, Transferência ou Outro e o cadastro do cliente tiver valor frete informado e a preferência de estabelecimento PEDIDOS.PEDIDOS.INFORMAR_FRETE_CLIENTE_PEDIDO estiver marcada, valor "S" o campo será preenchido com o valor que estiver informado no cadastro do cliente.

Caso exista algum script configurado na tela TABFRETES.CAD_CALCULADORES_FRETE que calcule o frete para os pedidos, o campo será preenchido com o valor calculado.
Valor total de IPI estimado para o pedido, considerando o IPI dos itens somado ao do frete.
Valor total de base de ST
Valor total de ICMS ST
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 
Valor total do pedido
Valor total de simulações vinculadas a terceiros
Valor total dos cancelamentos do pedido.
Quantidade de mercadorias pendentes (soma dos quantidades pendentes nos itens do pedido).
Valor total já atendido no pedido.
Valor pendente para entrega. Considera apenas o valor bruto das mercadorias, desconsiderando frete, encargos, descontos (gerais de pedido), etc. Deverá ser sempre zero para pedidos entregues ou cancelados.
Informações sobre a cotação e/ou solicitação que originaram esta ordem de compra, se houver.
As informações contidas neste campo podem ser customizadas por script.
Número do pedido, cotação ou orçamento informado pelo fornecedor.
Observações específicas para o fornecedor do pedido. Utilizado em cotações e ordens de compra.
Observações adicionais para o pedido.
Observações da forma que foi combinada com o cliente/fornecedor para a liquidação do valor, seu preenchimento é opcional e não tem influencia no plano de pagamento selecionado.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Conjunto de campos utilizados para vincular o pedido de compra a um projeto.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
  • Data de competência
Quando preenchido, indica que existe um relacionamento entre este pedido e um projeto/atividade. Utilizado, por exemplo, em casos onde a emissão/aprovação de um pedido gera um projeto.
Título dado para a atividade.
Quando informado, este campo indica que este pedido está relacionado a uma conta orçada de um determinado projeto.

Se o projeto não for informado, o campo não estará visível.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.

Propriedades (format)

collapsable

Indica se existirá a possibilidade de escoder ou mostrar o grupo
Valores possíveis:
collapsable:yes (padrão)
collapsable:no

collapsed

Indica o estado inicial do grupo (escondido ou visivel)
Valores possíveis:
collapsed:yes
collapsed:no (padrão)
Quando informado, este campo indica que a operação estabelecida por este pedido está vinculada a uma determinada conta gerencial. Apenas contas gerenciais do plano de contas do estabelecimento são apresentadas como opção.
Quando informado, indica que a operação estabelecida neste pedido está relacionada a um determinado centro de custo. Apenas centros de custo do estabelecimento são apresentados como opção.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.

Propriedades (format)

collapsable

Indica se existirá a possibilidade de escoder ou mostrar o grupo
Valores possíveis:
collapsable:yes (padrão)
collapsable:no

collapsed

Indica o estado inicial do grupo (escondido ou visivel)
Valores possíveis:
collapsed:yes
collapsed:no (padrão)
Conta gerencial de débito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta gerencial de débito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta gerencial de crédito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta gerencial de crédito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.
Apresenta na função de cancelar os itens que serão cancelados
Data para o cancelamento
Campo texto livre para informar um motivo para o cancelamento.
Relação de itens de pedidos crossdocking pendentes e que são fornecidos pelo fornecedor da ordem de compra.
Modelo de e-mail a ser utilizado. Somente são apresentados modelos que possuem vínculo com o tipo de pedido.

Ao selecionar um modelo, será preenchido os campos de assunto, corpo, e-mail e responder para com base no que foi definido no modelo.
Permite definir a conta de e-mail que deve ser utilizada como remetente para o envio de e-mail.

Deve ser informado uma conta já previamente cadastrada em Contas de e-mail.
E-mail do destinatário da Ordem de compra.
Retornará o primeiro e-mail encontrado dos tipos que estiverem definidos na preferência ORCCOM.TIPOS_CONTATOS_MAIL
Outros e-mails que deverão receber uma cópia da mensagem.
E-mail de destino da resposta do cliente
Título para o e-mail
Corpo do e-mail a ser informado.
Quando informado representa um fator a ser aplicado sobre os valores do orçamento para a impressão do mesmo. Por exemplo 1,25; em um pedido de 100,00 irá resultar um valor de 125,00 na impressão do orçamento.
Caso informado o fator de orçamento, pode ser informado a moeda que representa o fator, por exemplo Euro.
Lista com os interesses que este registro é baseado
Indica que os pedidos de venda que estão vinculados a essa OC também serão automaticamente cancelados. Essa opção está disponível apenas quando existem itens nessa OC que estão diretamente vinculados a itens de pedidos de venda, como crossdocking, por exemplo.
Caso marcado o campo "Cancelar vendas", apresenta os itens de pedido de venda que deverão ser cancelados para o usuário escolher.
Natureza de operação que deve ser informada no documento gerado
Itens a serem inseridos no documento de compra gerado

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Incluir crossdocking

Esta operação permite incluir todos os produtos fornecidos por este fornecedor e que possuem pedidos de venda crossdocking pendente.
Comportamento:Topo

Cancelar

Cancela a ordem de compra.
Comportamento:Topo

Enviar e-mail

Envia e-mail para o fornecedor com PDF da ordem de compra.
O layout de impressão utilizado para geração do arquivo PDF anexo ao e-mail é definido na preferência por estabelecimento "ELIGO.REPORT." (deve ser configurado informando o tipo de pedido, ex: "ELIGO.REPORT.COMPRA"). Caso não exista esta configuração, será utilizada a preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR e, ainda caso não possua, será utilizado o leiaute "compra".
Configurações para envio dos e-mails:
Comportamento:Topo

Ação de registro

Clona uma ordem de compra.
Topo

Aprovar

Aprova a ordem de compra quando a situação for "Pendente/Proposta", alterando a situação da ordem de compra para "Aprovada".
Topo

Concluir

Conclui a ordem de compra, passando a situação para "Pendente/Proposta".
Topo

Atualizar custos

Atualiza os valores das mercadorias no cadastro de referências dos produtos para o fornecedor (emitente da ordem de compra).
Topo

Relatório (Fornecedor)

Emite a ordem de compra em arquivo PDF com leiaute formatado para o fornecedor.
O código e a descrição do produto poderão ser preenchidos com as informações contidas no cadastro de referências do produto (Referências de produtos para fornecedores).
O layout a ser utilizado para geração do arquivo PDF é definido na preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR.
Configurações:
Topo

Relatório (Interno)

Emite a ordem de compra em arquivo PDF com leiaute formatado para uso interno.
O leiaute a ser utilizado para geração do arquivo PDF é definido na preferência "ELIGO.REPORT." seguido do tipo de pedido. (ex: "ELIGO.REPORT.COMPRA").
Caso esta preferência não esteja configurada, será utilizado o leiaute informado no campo "Modelo PDF" do Tipos de pedidos. Se não haja nenhuma das duas preferencias configuradas, será utilizado o leiaute "compra".
Topo

Planilha (Fornecedor)

Emite a ordem de compra em arquivo planilha com leiaute formatado para o fornecedor.
O código e a descrição do produto poderão ser preenchidos com as informações contidas no cadastro de referências do produto (Referências de produtos para fornecedores).
O layout a ser utilizado para geração do arquivo planilha é definido na preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR.
Configurações:
Topo

Planilha (Interno)

Emite a ordem de compra em arquivo planilha com leiaute formatado para uso interno.
O layout a ser utilizado para geração do arquivo planilha é definido na preferência "ELIGO.REPORT." seguido do tipo de pedido. (ex: "ELIGO.REPORT.COMPRA").
Caso esta preferencia não esteja configurada, será utilizado o leiaute informado no campo "Modelo PDF" do Tipos de pedidos. Se não haja nenhuma das duas preferencias configuradas, será utilizado o leiaute "compra".
Topo

Alterar todos

Altera todos as ordens de compras pesquisadas e listadas.
Topo

Planilha

Gera planilha (arquivo .XLS) da ordem de compra.
Topo

Estornar aprovação

Remove a aprovação quando a situação for "Aprovada", retornando a situação da ordem de compra para "Pendente/Proposta".
Topo

Reabrir compra

Reabrir o pedido de compras que estão na situação de pendente
Topo

Gerar documento

Gerar documento de entrada para a ordem de compra
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como baixar ordens de compra com itens pendentes?
  • Configurações

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.ASSUNTO_ENVIO_EMAIL

    Configuração do campo "Assunto" dos e-mails para envio da ordem de compra para o fornecedor

    Assunto do email que será enviado para o fornecedor, macros disponivel:
    ${empresa}
    ${numero} - Número do pedido
    ${emissao} - Data de emissão do pedido

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: Ordem de compra ${empresa} número ${pedido} emitido em ${emissao}

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO

    Campos de contabilidade gerencial devem ser obrigatórios

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.CORPO_EMAIL

    Definição do corpo de e-mail para envio da ordem de compra para o fornecedor

    Corpo do e-mail a ser informado quando realizar o envio da mensagem para o fornecedor.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: Em anexo arquivo PDF contendo o pedido da ${pedi.findCliente().valueOfNomeCompleto()} com o número ${pedi.getPedido().toText()}

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR

    Layout para impressão PDF de ordem de compra para o fornecedor

    Layout utilizado para geração do arquivo PDF da ordem de compra para o fornecedor.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: compra-fornecedor

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_FUNC

    Define a função/operação da interface de itens direcionada ao salvar uma nova OC

    Indica qual a operação da interface para a qual o usuário será redirecionado após a inclusão/cadastro de uma nova Ordem de Compra.

    Caso o valor da preferência esteja vazio (não informado) a operação será a padrão de entrada.

    Exemplo de operação para redirecionamento:
    • INSERT: Interface de inclusão de novo item na OC.
    • INSERT_MR: Interface de inclusão de vários itens na OC.

    Tipo: TEXT

    ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA

    Define a guia (interface) para a qual será direcionado após a inclusão de uma nova OC

    Indica para qual guia (interface) do módulo Cadastro de pedidos de compra o usuário será redirecionado após a inclusão/cadastro de uma nova Ordem de Compra.

    Caso o valor da preferência esteja vazio (não informado) a interface Ordem de compra será apresentada.

    Sugestões de guias para redirecionamento:
    • ITENS: Itens
    • SUGESTAO_COMPRA: Sugestão compra

    Tipo: TEXT

    Regras

    Ajustar campo para cancelar vendas

    Quando essa OC tiver itens vinculados a itens de pedidos de venda (como crossdocking, por exemplo), apresenta o campo "Cancelar pedidos de venda" para o usuário definir se os respectivos itens devem ou não ser cancelados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

    Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
    Caso além da moeda padrão também esteja marcado no tipo de pedido para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar visibilidade contas contábeis gerenciais

    Apresenta os campos se o cadastro do estabelecimento tiver "Plano de contas contábil gerencial" informado.
    Quando a preferência de estabelecimento ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO estive "true" os campos devem ser obrigatórios.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Alertar sobre compras para crossdocking

    Esse método gera um alerta para o usuário quando existem vendas por crossdocking que ainda não foram compradas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar campo moeda

    Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar contas contabeis gerenciais

    Apresenta as contas contábeis gerenciais de débito e crédito já informados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Apresentar informações do fornecedor

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

    Apresentar itens que serão canceladas

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Apresentar itens vendas a cancelar

    Caso marcado o campo "Cancelar vendas", apresenta os itens de pedido de venda que deverão ser cancelados para o usuário escolher.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"
    • Ao alterar campo "Cancelar vendas" do formulário "Cancelar"

    Aviso de fornecedor com estoque mínimo

    Quando o fornecedor possui algum registro de estoque mínimo e a ordem de compra tiver um valor menor do que este este mínimo, apresentará um aviso com a seguinte frase:
    • Fornecedor exige mínimo de R$ 9999,99 (Exemplo)
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Calcular valor de desconto

    Calcular o valor de desconto para o pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Percentual de desconto" do formulário "Alterar"

    Consultar alíquota de ICMS interestadual

    Consultar o percentual de aliquota de ICMS para substituição tributária na operações interestaduais.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Emitir ordem de compra para fornecedor

    Emite a ordem de compra em arquivo PDF com leiaute formatado para o fornecedor.
    O código e a descrição do produto poderão ser preenchidos com as informações contidas no cadastro de referências do produto (Referências de produtos para fornecedores).
    O leiaute a ser utilizado para geração do arquivo PDF é definido na preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR.

    Emitir ordem de compra para fornecedor planilha

    Gera arquivo XLS (planilha) da ordem de compra com código, descrição e unidade de medida do produto conforme referências do produto para o fornecedor.

    Emitir pedido

    Gera arquivo PDF para impressão da ordem de compra.

    Emitir pedido planilha

    Gera arquivo XLS (planilha) da ordem de compra.

    Limitar os tipos de pedido na inclusão

    Limita os tipos de pedidos na tela de inclusão de nova ordem de compra.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

    Ajustar as ações disponíveis de acordo com o contexto:
    • Se o pedido estiver entregue, cancelado ou concluído, não pode mais ser excluído, alterado ou cancelado.
    • Só pode ser concluído se estiver em manutenção
    • Se estiver cancelado, não pode ser emitido.
    • Só pode ser aprovado, se estiver pendente.
    • Só pode estornar a aprovação, se estiver aprovado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Modificar insert

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Montar tela de envio de e-mail

    Montar a interface para permitir o envio de e-mail para o fornecedor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar e-mail"

    Montar tela de geração de documento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar documento"

    Popular centros de custos

    Popula os centros de custos conforme o estabelecimento informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular contas contábeis gerenciais

    Popula o autocomplete dos campos de contas contábeis gerenciais.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Popular contas orçadas

    Popula as contas orçadas conforme o projeto selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"

    Popular itens crossdocking pendentes

    Prepara uma lista de itens de pedido de venda crossdocking pendentes para serem incluídos nesta OC.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir crossdocking"

    Popular tipos pedidos

    Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Preencher campos do e-mail

    Preenche os campos de envio de e-mail conforme o modelo de e-mail.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Modelo de e-mail" do formulário "Enviar e-mail"

    Preenchimento do fator

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Redirecionar para tela de inclusão de itens

    Redireciona automaticamente para a interface de inclusão de itens ao salvar o pedido.
    A interface de itens pode ser definida na preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COMPRA.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar contas contabeis gerencias

    Salva as contas contábeis gerenciais informadas na inclusão ou alteração.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Sugerir fornecedor

    Ao informar uma marca, sugerir o ultimo fornecedor utilizado para produtos dessa marca.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Marca" do formulário "Novo"

    Valor total do pedido

    Valor total do pedido

    Veja também