Pessoas

Índice

Meios de contato de uma pessoa

PESSOAS.CAD_MEIOS_CONTATO_PESSOAS

Descrição

Manutenção dos meios de contato de uma pessoa. Somente meios de contato de tipo "eletrônico", p.ex.: telefones, e-mails, sites, Skype, Facebook, etc.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de pessoas:

Cadastro de pessoas:

Cadastro de pessoas:

Campos:

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado".

A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade.
Indica o tipo de endereço que este registro está informando. Ex: Endereço físico, correio eletrônico, site internet, id skype, número telefonico, etc.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Instruções adicionais com cuidados, disponibilidades ou restrições no uso deste endereço. P.ex.: Pode conter informações sobre horários ou dias em é que possível contatar a pessoa através do telefone comercial informado (tipo de contato = fone comercial).
Número sequencial para identificar os diferentes endereços do mesmo tipo de endereço. P.ex.: Celular 1, Celular 2, Fone comercial 1, Fone comercial 2, etc.
Define se o endereço está ativo ou não.

Quando inativado um endereço, o mesmo perderá todas as finalidades que até então possuía.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!

Regras

Incluir link para contatos

Incluir os links para o contato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Ocultar campos da pessoa

Quando informado o parâmetro deve ocultar os campos da pessoa
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Popular contato

Pega o contato informado e vincula a entidade
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular tipos de endereços

Popula os tipos de endereços que podem ser utilizados para o tipo de pessoa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Pessoa" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Pessoa" do formulário "Novo"

Preencher registro da pessoa

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Preparar tipos de contatos

Prepara os tipos de contatos para seus respectivos dominios
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Meio de contato" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Meio de contato" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Meio de contato" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Meio de contato" do formulário "Novo"

Veja também