Gestão de projetos

Índice

Tipos de propriedades de atividades

PROJET.CAD_TIPOS_PROPRIEDADES_ATIVIDADES

Descrição

Interface para manutenção de Tipo de propriedade de atividade

Campos:

Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Nome dado para identificar uma propriedade de atividade.
Número (sequência) da propriedade. Para fins de ordenação apenas.
Tipo de dado informado na propriedade.
  • Data
  • Flag (check-box)
  • Número inteiro
  • Opção (lista de valores)
  • Multipla escolha
  • Assinatura
  • Texto
  • Texto (com quebras de linhas)
  • Texto (caixa alta)
  • Número real (com decimais)
  • Wiki
Título (label) dado para o campo nas interfaces.
Texto livre para descrever o campo. Este texto poderá ser automaticamente apresentado como hint dos campos.
Opções de formatação para o campo. Veja documentação sobre o domínios para maiores detalhes.
Opções da valores para o campo. As opções podem ser definidas através de uma lista fixa de valores ou um comando SQL que retorne os valores permitidos:
  • Lista de valores fixos: Informar um valor por linha podendo usar o padrão VALOR=Descrição
  • SQL: iniciar com "select ..." e utilizar os padrões de SQL para autocomplete ou domínio de valores.
Valor padrão a ser sugerido para o campo nas telas de inclusão.
Indica em que situações da atividade/projeto, esta propriedade deve estar obrigatoriamente preenchida.
Isso permite, por exemplo, que se indique que uma determinada propriedade seja obrigatoriamente preenchida antes de executar ou concluir a atividade.
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwareData
Produção de pedidosFlag (check-box)
Implantação de softwareNúmero inteiro
ErroOpção (lista de valores)
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.

Regras

Sugerir informações

Ao informar um tipo de propriedade que já existe em outro tipo de atividade, sugerir os mesmos campos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Propriedade" do formulário "Novo"