Identificação sequencial para agrupar a operação do recurso dentro do projeto.
Sequencia do item dentro da operação
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
Projeto de Software
Produção de pedidos
Implantação de software
Erro
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas. O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social. De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado". A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que descreve o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Nome da marca.
Ex:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Quantidade prevista para este recurso expressa na mesma unidade de medida que é utilizada para o respectivo produto. Quando a grade de quantidade foi informada, então a quantidade será automaticamente calculada pela soma das quantidades existentes na grade.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Identificação do registro
Produto vinculado para realizar a importação
Produto recurso que ao registrar a produção, deve registrar automaticamente o consumo deste.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que descreve o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Texto com descrição complementar para o recurso.
Texto livre para acrescentar observações adicionais sobre o recurso.
Situação atual da atividade (calculada automaticamente). O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento. Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Data programada para inicio da produção ou compra do item
Data prevista para término da produção.
Data prevista para embarque do recurso
Data prevista para entrega dos recurso
Data programada para inicio da produção ou compra do item
Data prevista para término da produção.
Data prevista para embarque do recurso
Data prevista para entrega dos recurso
Indica se este tipo de produto é um serviço ou é um material.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Quantidade de recursos utilizados.
Valor já entregue
Valor de prejuízo calculado. Deve ser apresentado somente quando o orçamento ultrapassou o valor de 100%.
Valor já emitido em NF
valor realizado
Percentual já consumido.
Mercadorias que foram devolvidas
Processos de beneficiamento que podem ser executados durante a produção
Filtro para o tipo de produto
Filtro para o tipo de produto pai (somente agrupadores)
Define se na geração da remessa deve apresentar os itens produzidos ou matérias primas para serem enviadas no documento.
Produtos acabados
Produtos intermediários
Relação dos produtos que devem ser gerados
Caso informado será gerado apenas um item no documento.
Apresenta os itens de pedidos de venda que estão vinculados ao projeto, e que permitem seu vinculo.
Quantidade do produto gerado para venda
Tipo de pedido utilizado na geração
Texto livre sem quebras de linha e apenas com caractéres maiúsculos
Gerar o pedido de forma unificada, todos os itens estarão dentro do mesmo pedido, separados por "Produtos pedidos"
Não - Será gerado um pedido para cada item registrado
Sim - Será gerado um pedido unificando todos os itens
Identificação do pedido de produção vinculado ao item
Situação do pedido de produção
Pendente - Não foi realizado o processo de produção/compra.
Finalizado - Produto foi adquirido ou foi produzido.
Romaneio - Produto está em processo de separação para o cliente.
Embarcado - Produto foi enviado para o cliente.
Este domínio armazena valores percentuais dentro de uma faixa pré-definida. O padrão é apenas percentuias entre 0 e 100, mas isso pode ser redefinido no atributo.
Arquivos anexos do produto
Conta gerencial a ser utilizada para registro do item
Relação de documentos que foram gerados para remessa para o cliente
Login de identificação do usuário para o sistema.
Data de inclusão do registro
Login de identificação do usuário para o sistema.
Data e hora da última alteração
Quantidade já consumida do produto antecipado
Forma de ajuste do recurso
Liberar reserva de estoque
Consumir extra uso interno
Consumir extra uso externo
Quantidade a ser ajustada no registro de antecipado
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar]. Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?. Comportamento:
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados. A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo. O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo. O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo. O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida. Comportamento:
A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
O usuário filtra os registros que deseja alterar e clica em [b:Listar]
O sistema apresenta a lista dos registros resultantes da pesquisa
O usuário confirma que estes são os registros desejados e clica em [b:Alterar todos].
O sistema apresenta um formulário (vazio) com os campos que podem ser alterados
O usuário informa os campos que ele deseja alterar e clica em [b:Alterar todos] novamente. Os campos que não forem informados não serão alterados.
O sistema processa as alterações e volta para a lista de registros.
Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Tipo de pedido para geração da remessa das mercadorias
Tipo de pedido utilizado na geração dos pedidos para realizar o envio das mercadorias produzidas para o cliente. Por padrão é utilizado o tipo de pedido SAIDA
Tipo: TEXT
Regras
Alterar linha
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Exportar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
Apresentar arquivos anexos do produto
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Exportar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
Apresentar campo de quantidade
Apresentar o campo de quantidade, e apresentar a sugestão de quantidade Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar remessa"
Ao alterar campo "Produto gerado" do formulário "Gerar remessa"
Ao alterar campo "Produto gerado venda" do formulário "Gerar remessa"
Apresentar itens para produção
Apresentar os itens para produção interna Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos produção"
Apresentar produtos vinculados
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Importar"
Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"
Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"
Ao alterar campo "Tipo de recurso de atividade" do formulário "Importar"
Ao alterar campo "Tipo de recurso de atividade" do formulário "Novo"
Ao alterar campo "Tipo de recurso de atividade" do formulário "Novo"
Apresentar produção externa
Apresentar produtos que estão disponíveis para produção externa Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos produção (externo)"
Ao alterar campo "Processo" do formulário "Gerar pedidos produção (externo)"
Calcular valores já utilizados
Calcular recursos e quantidades que já foram utilizados no projeto. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Exportar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório PDF"
Cancelar item de pedido e abastecimento
Cancelar/remover o item do pedido ou abastecimento. Eventos que disparam esta regra:
Antes de excluir formulário "Excluir"
Modificar interface conforme parâmetros
Modificar a apresentação da interface conforme passagem de parâmetros Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Exportar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha"
Montar tela de ajsute remessa
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Ajuste remessa"
Montar tela de antecipados
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Antecipados"
Montar tela de geração de pedidos compra
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos compra"
Montar tela de geração de pedidos produção
Montar a tela de geração de pedidos Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos produção"
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos produção (externo)"
Montar tela de remessa
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar remessa"
Ao alterar campo "Apresentar itens" do formulário "Gerar remessa"
Ao alterar campo "Tipo de produto" do formulário "Gerar remessa"
Ao alterar campo "Tipo de produto pai" do formulário "Gerar remessa"
Preencher datas do produto vinculado
Apresentar as datas do produto vinculado Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Ao alterar campo "Produto vinculado" do formulário "Alterar"
Ao alterar campo "Produto vinculado" do formulário "Alterar"
Ao alterar campo "Produto vinculado" do formulário "Novo"
Ao alterar campo "Produto vinculado" do formulário "Novo"
Preparar a tela para antecipado
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Antecipado"
Produto exige que o tipo de recurso seja para produção
Caso produto possua ficha técnica, deve ser utilizado o tipo de recurso "PRODUCAO" Eventos que disparam esta regra:
Antes de inserir formulário "Novo"
Antes de inserir formulário "Novo"
Remover ação de antecipado
Remover a ação de antecipado quando o produto não for antecipado, ou quando não existir quantidade antecipada Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Salvar produto vinculado
Salvar produto vinculado Eventos que disparam esta regra: