Nome global utilizado para identificar o relatório.
Ex:
APPREF.CAD_PEDIDO
PROJET.TIPOS_ATIVIDADES
RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
RTAUTH.PRO_LOGIN
Título do relatório.
Ex:
Cadastro de pedidos
Tipos de atividades
Configurações das interfaces
Login
Texto livre para descrever o relatório.
Separa os registros quanto à sua origem.
Oficial - Este é um relatório oficial do sistema. Não deve ser alterado nas bases de produção e está sujeito a ser atualizado nos upgrades de versão.
Customizado - Este é um relatório customizado, específico do cliente. Relatórios customizados não são alterados nos upgrades de versão do sistema.
Estereótipo do bloco de interface.
Etiqueta
Listagem (relatório)
Registro (relatório)
Nome do mecanismo utilizado para executar a interface.
Nativo - O bloco de interface é executado através do mecanismo padrão para execução de blocos compilados em classes nativas pertencentes ao class-loader do sistema (normalmente Java). O mecanismo de execução do sistema irá buscar uma classe que implementa a interface ServiceModel. Caso não seja informada o nome da classe, o sistema irá buscar conforme as convenções de nomes configuradas.
Jasper - O bloco é executado através do runtime Jasper Reports. O sistema irá buscar pelo arquivo JASPER ou JRXML indicados no registro ou através da convenção de nomes configurada.
SQL - O bloco é executado utilizando um SQL base e opcionalmente uma entidade. Muito utilizado para gerar relatórios baseados em SQL puro. Este tipo de mecanismo substitui o antigo PRO_REPORTS. O bloco é basicamente definido por uma operação de QUERY e uma de LIST, mas na sua execução, ele injeta também as operações de REPORT (pdf), EXPORT, SHEET e CHART.
Script - O bloco é executado através de um script engine. Este tipo de mecanismo substitui as antigas operações custom. O bloco será composto basicamente por uma operação CUSTOM_ACTION que poderá ser com ou sem campos.
Formulário PDF - Este mecanismo pode ser utilizado apenas no estereótipo "Relatório (objeto)". Exige um arquivo PDF que contenha um formulário que será preenchido com os valores de variáveis obtidas através de um script.
Script associado à execução do relatório ou rotina especialmente utilizado quando o mecanismo for "Script". No mecanismo JASPER e SQL, esse script é opcional e pode ser executado para gerar bindings utilizados no mecanismo.
Arquivo relacionado à interface. No caso de relatórios Jasper, por exemplo, deverá ser o JRXML.
Nome global da entidade base do relatório. Este atributo pode servir como referência para identificar todos os relatórios que poderiam ser utilizado em um determinado contexto.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar]. Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?. Topo
Listar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados. A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo. O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo. O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida. Topo
Pesquisa genérica
Campos utilizados para pesquisa genérica
Regras
Ajustar campos conforme mecanismo
Mecanismo:
NATIVE - Não apresenta mais nenhum campo.
JASPER - Apresenta campo para anexar o arquivo jasper
SQL - Apresenta o script para informar um SQL
SCRIPT - Apresenta o script para informar um script;
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
Ao alterar campo "Mecanismo de execução" do formulário "Alterar"
Ao alterar campo "Mecanismo de execução" do formulário "Novo"
Ajustar conforme o contexto
Executa ajustes na tela de acordo com o contexto da interface:
Interfaces bundled não podem ser editadas e nem excluídas
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Atualizar itens
Preenche os itens a partir do que tem no SQL. Eventos que disparam esta regra: