Replicação entre servidores > Gerenciar a replicação de dados

Comparar e corrigir registros entre duas bases de dados replicadas

RTREPLICATOR.RQ-014

Descrição

Este caso de uso mostra como é possível comparar os dados de duas tabelas para garantir que estejam iguais, e caso não estejam, como é possível corrigir as divergências.

Fluxo normal

A comparação é sempre realizada a partir de um servidor SLAVE, comparando os dados diretamente com seu respectivo servidor MASTER.

Acessar o servidor SLAVE

Acessar a interface UTL_TABLE_SYNCH

Informar o nome da tabela e uma faixa de IDs. Se não informar a faixa, o sistema tentará gerar essa faixa automaticamente com os IDs máximos e mínimos encontrados.

Clicar em [b:Verificar]

Na verificação, o sistema irá:

Quando a faixa é de apenas uns poucos registros, o sistema apresenta lado a lado, os dados completos do registro no SLAVE (servidor local) e no MASTER. As diferenças são marcadas em vermelho.

O usuário poderá ajustar os dados manualmente através de operações no sistema e recarregar a tela de verificação para ver se o ajuste foi realizado. Note que entre ajustar e o erro desaparecer da tela de verificação pode levar alguns segundos devido ao tempo necessário para replicar.

O usuário também pode definir que o sistema assuma os dados de um dos dois servidores simplesmente clicando nos botões:

Fluxos alternativos

Para comparar entre dois servidores SLAVE quaisquer, será necessário fazer a comparação de cada um separadamente com seu respectivo MASTER.